Blog da Rede de Inovação no Setor Público

23 de ago. de 2017

Turbinando o brainstorming!



Várias mentes pensando em conjunto, em uma nova solução. De fato, não há ideias ruins no brainstorming. Mas a ansiedade envolvida com a exposição da sua opinião é real e pequenos detalhes podem comprometer a criatividade do grupo. Pensado nisso, a empresa de design IDEO, chegou à conclusão de que o processo de brainstorming poderia ser iniciado por meio da seguinte pergunta: “how might we…?” ou, em português, “como podemos…?”.

Parece básico, mas, segundo a IDEO, não é. A frase exige respostas descritivas e, ao mesmo tempo, indica que esse é um esforço coletivo e que há mais de uma resposta possível, inserindo liberdade criativa e diversão no processo. O Facebook e a Google também usam essa abordagem, sempre tendo o cuidado de criar o resto da frase de maneira cautelosa, sem que seja ampla demais, para que respostas específicas possam surgir. Se sugestões começarem imediatamente, você sabe que acertou no tom da pergunta.

Outra ideia da IDEO para envolver todos os indivíduos e eliminar a ansiedade é apresentar a pergunta e pedir que todos escrevam sugestões em post its logo nos primeiros minutos. Assim, quem está está tocando a reunião pode chamar quem quiser e o processo começa de fato com os presentes se sentindo seguros, incluídos e capazes de construir ideias novas em conjunto com as outras ideias novas apresentadas. Vamos começar?
← Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário