Blog da Rede de Inovação no Setor Público

17 de ago. de 2016

Estado e Universidade





As universidades – como organizações complexas que são - são definidas habitualmente como espaços inundados de vida intelectual, que devem cumprir uma série de tarefas, exigência histórica da sociedade em que se encontram. Uma dessas tarefas diz respeito à relação com a gestação de um novo conhecimento; o qual não se produz por geração espontânea. Isso significa que deve haver um ente que o promova, potencie e consolide essa relevante função, sendo, portanto, muito importante o papel do Estado.
Nesse sentido, a EIAPP (Escola Ibero-Americana de Administração e Políticas Públicas) do CLAD (Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento), com o apoio do CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina),  promoverá uma conferência virtual internacional, sob o tema "Estado e universidade: desafios e nova governança universitária na América Latina"​, com o objetivo central de apresentar antecedentes relacionados com a forma como o Estado, na América Latina, relaciona-se com suas universidades e o impacto que essa relação tem com os indicadores científicos. O conferencista será o PhD Francisco Ganga Contreras, Consultor em Administração Pública​.
Adicionalmente, o evento pretende discutir os aspectos gerais associados à forma como as universidades mais produtivas da América Latina são governadas, colocando ênfase no papel do Estado em seu sistema de governo e, também, dando enfoque na percepção que tem os especialistas de universidades latino-americanas no que tange aos mecanismos de controle e sua respectiva legislação.
A exposição abordará, em primeiro lugar, um sucinto marco conceitual para depois serem revistos alguns dados estatísticos. Em seguida, serão apresentados resultados de análises de estatutos de universidades (a forma como se elegem a direção da instituição, por exemplo) e, finalmente, serão feitas reflexões sobre o tema.
 A participação no evento não terá custo, mas  deve-se preencher o formulário eletrônico de inscrição, até o próximo dia 24 de agosto, neste endereço:  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdXGn5mPAxyyvEQWZq7kw3YX-aEkSBL73yhLE7Mh3NpJG_Z0Q/viewform?c=0&w=1. As vagas serão limitadas, por motivos técnicos, a 100 participantes e terão prioridade as instituições que, sob uma inscrição geral, projetem a Conferência em auditório, sala de reuniões ou departamento. Para tanto, deve-se enviar uma mensagem para eiapp@clad.org, manifestando a intenção e indicando o número estimado de pessoas que assistiriam a Conferência e a instituição a que pertencem. Pessoas que não tenham participado de outras Conferências organizadas pelo CLAD também terão prioridade na inscrição.
A transmissão do evento acontecerá a partir das 11 horas (horário de Brasília) do dia 30 de agosto de 2016, com a duração de 90 minutos, e será realizada via Adobe Connect, cujo Manual do Usuário encontra-se em anexo. Haverá emissão de certificado de participação para os inscritos

O idioma do evento será o espanhol e  a Conferência não contará com tradução.​​
← Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário