Blog da Rede de Inovação no Setor Público

19 de jul. de 2016

Internet das Coisas




Você já ouviu falar em Internet das Coisas? Se não ouviu pode ter certeza: você ainda ouvirá muito sobre esse assunto.

A Internet das Coisas (do inglês, Internet of Things - IoT) é uma revolução tecnológica em que numerosos objetos do seu dia a dia estarão conectados à internet e se comunicando mutuamente. Mas o que exatamente isso quer dizer?

Os produtos industriais e os objetos de uso diário poderão vir a ter identidades eletrônicas ou poderão ser equipados com sensores que detectam mudanças físicas à sua volta. Estas mudanças transformarão objetos estáticos em coisas novas e dinâmicas, misturando inteligência ao meio e estimulando a criação de produtos inovadores e novos serviços. A ideia é que, cada vez mais, o mundo físico e o digital se tornem um só, através dispositivos que se comuniquem com os outros, os data centers e suas nuvens.

E o que isso tem a ver com o Governo Brasileiro? Tudo. A internet das coisas pode ser utilizada de forma a agregar e facilitar a vida do cidadão. Veja alguns exemplos:

pacientes de hospitais e clínicas podem utilizar dispositivos conectados que medem batimentos cardíacos ou pressão sanguínea, por exemplo, e os dados coletados serem enviados em tempo real para o sistema que controla os exames;

-  sensores espalhados em plantações podem dar informações bastante precisas sobre temperatura, umidade do solo, probabilidade de chuvas, velocidade do vento e outras informações essenciais para o bom rendimento do plantio. De igual forma, sensores conectados aos animais conseguem ajudar no controle do gado: um chip colocado na orelha do boi pode fazer o rastreamento do animal, informar seu histórico de vacinas e assim por diante;

usuários de transporte público podem saber pelo smartphone ou em telas instaladas nos pontos qual a localização de determinado ônibus. Os sensores também podem ajudar a empresa a descobrir que um veículo apresenta defeitos mecânicos, assim como saber como está o cumprimento de horários, o que indica a necessidade ou não de reforçar a frota;

- sensores em lixeiras podem ajudar a prefeitura a otimizar a coleta de lixo; já carros podem se conectar a uma central de monitoramento de trânsito para obter a melhor rota para aquele momento, assim como para ajudar o departamento de controle de tráfego a saber quais vias da cidade estão mais movimentadas naquele instante.


No Brasil, a implantação da IoT é responsabilidade da Câmara de Gestão do Desenvolvimento de Sistemas de Comunicação Máquina a Máquina (Machine-to-Machine – M2M), órgão multissetorial formado por membros do governo, academia e associações. Por isso o desenvolvimento de sistemas de aplicação da Internet das Coisas foi tema de missão de técnicos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) à Europa. A iniciativa está inserida no escopo da ação “Políticas Cibernéticas – Desenvolvimento de Ecossistema M2M/IOT – Mapeamento e Estudo Comparativo Brasil-UE”, realizada no âmbito da 8ª convocatória do Projeto Apoio aos Diálogos Setoriais União Europeia-­Brasil, iniciativa conjunta do Ministério do Planejamento e da Delegação da União Europeia no Brasil.


De acordo com Maik Deive, analista de Infraestrutura do MCTIC, a missão brasileira teve contato com diversas pessoas que estão no centro da discussão relacionada à Internet das Coisas na Europa. O contato dessas pessoas servirá de apoio aos novos questionamentos que surgirão ao traçar uma política pública do Brasil para o desenvolvimento e a implementação das soluções de IoT no país. A missão permitiu verificar o estado da arte na Espanha e Portugal em relação à Internet das Coisas para consolidar conceitos, quebrar paradigmas, aprender com erros já experimentados e contribuir para o conhecimento da realidade.​
← Anterior Proxima  → Página inicial

2 comentários:

  1. Adorei o post! Tomara que essa tecnologia se espalha logo por aqui! Lembrando que, pra quem curte o tema de internet das coisas, o Inovaday falará sobre isso dia 29/07. Quando tivermos o link para assistir às palestras remotamente, postaremos aqui no blog!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, mesmo! Aguardando o link Inovaday.

    ResponderExcluir