Blog da Rede de Inovação no Setor Público

29 de jul. de 2016

GESPÚBLICA celebra cooperação com o Ministério do Turismo.






Nesta quinta-feira, dia 28 de julho, foi uma data muito especial para o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização - GESPÚBLICA por pelo menos dois motivos: 1) foi oficializada a adesão do Ministério do Turismo (MTur) ao Programa. Depois de muitos anos, esta é a primeira vez que um Ministério adere ao Programa e, adicionalmente, realiza a autoavaliação da gestão com o envolvimento de toda a organização; e 2) por falar em autoavaliação, foi formalmente cedido ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão o Sistema Online de Autoavaliação da Gestão Pública (SAGP), desenvolvido por servidores do MTur. 

Com o SAGP, ficou mais fácil o acesso das organizações públicas ao Instrumento de Autoavaliação da Gestão Pública - IAGP 250 pontos do GESPÚBLICA (veja mais aqui). Agora as organizações terão disponibilidade ininterrupta ao IAGP, além de facilidades como o i) registro e monitoramento em tempo real das informações inseridas no Sistema, inclusive em dispositivos móveis, ii) geração automática do Relatório de Gestão ao final da autoavaliação (com gráfico radar) e iii) gestão também online dos Planos de Melhoria da Gestão (PMG). O PMG é o produto mais importante neste processo de autoavaliação: são os compromissos de ação da organização para superar os desafios e falhas identificados para o próximo ciclo de melhorias.

A expectativa é a de que o SAGP esteja aberto e acessível a todos as organizações até o final de agosto!

O que é a autoavaliação da Gestão Pública?

Avaliar a gestão de uma organização pública significa verificar o grau de aderência de seus processos gerenciais em relação ao Modelo de Excelência em Gestão Pública, referencial do Programa GESPÚBLICA.
Nessa avaliação são identificados os pontos fortes e as oportunidades de melhoria da organização. As oportunidades podem ser consideradas como aspectos gerenciais menos desenvolvidos em relação modelo e que, portanto, devem ser objeto das ações de aperfeiçoamento. Assim, o processo de autoavaliação é complementado pelo planejamento da melhoria da gestão.
Quando realizada de forma sistemática, a avaliação da gestão funciona como uma oportunidade de aprendizado sobre a própria organização e também como instrumento de internalização dos princípios e práticas da excelência em gestão pública.
Cada organização conduz o seu processo de avaliação, utilizando os Instrumentos de Autoavaliação da Gestão Pública, de acordo com a experiência da organização em avaliação da gestão e do nível de gestão atingido em avaliações anteriores. Esse processo de avaliação é aplicável a todas as organizações públicas que desejarem avaliar seus sistemas de gestão.

Saiba mais sobre o GESPÚBLICA:

A capacidade de gestão em uma organização pública é componente dos mais indispensáveis para que ela possa efetivamente fazer a diferença e entregar serviços públicos de qualidade.
O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA (Decreto 5378/05) existe, neste contexto, para apoiar o desenvolvimento e a implantação de soluções que permitam um contínuo aperfeiçoamento dos sistemas de gestão das organizações públicas e de seus impactos junto aos cidadãos.
Um dos maiores objetivos do GESPÚBLICA é a mobilização da administração pública brasileira na direção da geração de resultados. Participe desta mobilização! Traga sua organização pública para esta rede de apoio à gestão pública brasileira. Leia mais em www.gespublica.gov.br  e participe de nossas discussões no LinkedIn.

← Anterior Proxima  → Página inicial

Um comentário: